sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mitos Sobre as Pessoas Com doença mental:


Apesar de as doenças mentais serem uma realidade bastante comum, os médicos referem que uma em cada quatro pessoas poderá ser afectada, ao longo do seu percurso de vida, por um problema de ordem mental.
• Mito 1: As pessoas com doença mental são violentas e perigosas
Acontece que (de acordo com as estatísticas), as pessoas com doença mental podem ter tantos problemas de violência como outros grupos populacionais. Considera-se até que, nas estatísticas de vitimação, os doentes mentais apresentam maior risco de eles próprios serem vitimas de violência do que a maioria das pessoas (agressão, abuso, …);
• Mito 2: A doença mental deve-se à pobreza e/ou pouca inteligência
Em relação a este mito, não existem até agora estudos que comprovem esta relação causal. Em geral, a doença mental, tal como outras doenças físicas, pode afectar qualquer pessoa, independentemente da sua idade, emprego, ou habilitações escolares.
• Mito 3: A doença mental é causada por fraqueza individual
Embora a vontade das pessoas com doença mental seja uma parte fundamental da sua própria recuperação, estas não escolhem ficarem doentes, trata-se de uma doença e não de uma fraqueza de carácter.
• Mito 4: A Doença mental é uma doença rara

Doenças mentais (ansiedade, depressão, etc.) podem afectar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.

• Mito 5: As pessoas que sofrem de doenças mentais nunca irão recuperar

As doenças mentais tratam-se e a maior parte dos doentes recuperaram a saúde. As doenças mentais devem ser encaradas do mesmo modo como se olha para as doenças físicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário