quarta-feira, 28 de abril de 2010

A intrevista à psicologa

O nosso grupo de área de projecto, decidiu entrevistar a psicóloga da escola com o intuito de um esclarecimento profissional sobre dúvidas gerais que ainda permaneciam.
Começamos por esclarecer os sintomas da doença, como por exemplo alucinações (no qual pensam muitas vezes que as pessoas querem-lhes fazer mal, que as querem envenenar, etc.), isolamento e geralmente não são perigosas para os outros mas para si próprias.
Não há uma relação hereditária com a hemofilia no sentido de ser obrigatórios pais doentes ter filhos doentes, contudo há uma componente genética na medida em que quando a doença surge há influência hereditária (há presença de genes familiares).
A esquizofrenia não tem qualquer relação com a influência social, como por exemplo a depressão ou o stress.
A psicologia contou-nos que apesar de nunca ter trabalhado com esquizofrénicos, (ate porque tem acompanhamento de um medico psiquiatra, mas já viu doentes e já esteve em contacto com eles), salientando que durante o tratamento o paciente deixou de tomar a medicação pode estragar todo o processo conseguido.
Por fim, chamou-nos a atenção, para o caso de termos um amigo, ou um familiar, com esta doença devemos insistir para que procure ajuda médica e por consequência pode ter uma vida praticamente normal – A esquizofrenia não tem cura mas pode ser devidamente controlada.

Sem comentários:

Enviar um comentário