terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esquizofrenia Paranóide

A paranóide é um subtipo da esquizofrenia que é mais facilmente reconhecida e identificada na doença. O quadro clínico é dominado por um delírio paranóide relativamente bem organizado. Os doentes com este tipo de caso são geralmente desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.


Sobre a doença:


A esquizofrenia paranóide é um subtipo de esquizofrenia que é vista como uma perda significativa do contacto com a realidade, a partir de um relaxamento das formas usuais de relaxamento das ideias, tendo um aspecto muito similar com a paranóia. Esta doença demonstra-se geralmente pela mania das grandezas associadas a delírios persecutórios. Os pacientes com esta doença costumam ver, ouvir e até mesmo sentir sensações que na realidade (ou seja no mundo exterior) não existem. Tais sensações são denominadas ‘’Alucinações’’.
Dependendo do grau (intensidade) que esta doença se manifesta, nada impede, de um modo geral, que o esquizofrénico seja uma pessoa inteligente, criativa e produtiva.
De qualquer forma, os esquizofrénicos sofrem, geralmente, demasiado, no sentido que não sabem distinguir as suas fantasias, manias e ficções da realidade que os rodeia. Estes, tendem para criar mundos fantasiosos que funcionam como uma barreira em relação à realidade, funcionando então como uma barreira ao convívio social. É provável que os esquizofrénicos ajam desta maneira, uma vez que eles não gostam que duvidem deles ou que os contrariem de maneira lógica as suas ideias absurdas que geralmente constroem.
As primeiras manifestações da esquizofrenia paranóide, geralmente, costumam aparecer entre os 16 aos 34 anos. É uma doença que não tem cura, mas que pode (obviamente dependendo do grau), ser controlada através de medicamentos e acompanhamento psicoterapêutico, permitindo ao indivíduo ter uma vida perfeitamente normal. Ataques mais graves, entre graus mais severos, podem existir internamentos.

´


Causas da Doença:


A esquizofrenia paranóide é um dos piores tipos de esquizofrenia, que é caracterizada por ser uma desordem mental causadora de intensas distorções no modo de pensar. O indivíduo portador da doença ouve e vê, de facto, coisas que não existem.
Os factores que causam precisamente a esquizofrenia paranóide ainda são muito obscuros, apesar de já se saber que o desequilíbrio na captação e receptação de uma combinação de importantes neurotransmissores cerebrais constitui a causa fundamental da doença. No entanto, detalhes mais precisos sobre esta doença e as suas causas ainda são um grande mistério a ser desvendado.
A Hereditariedade possui um papel significativo uma vez que é mais provável um indivíduo ser esquizofrénico se apresentar algum caso de esquizofrenia na família.
O álcool e as drogas não causam esquizofrenia, pois a esquizofrenia é uma doença de origem genética, ou seja o indivíduo, praticamente, nasce com ela. Contudo o álcool ou o stress podem agravar o estado da esquizofrenia paranóide.


Principais Sintomas:

• Confusão Mental
• Incapacidade de tomar as suas próprias decisões
• Alucinações
• Nervosismo
• Alteração dos hábitos alimentares e de sono
• Apresentar comportamentos estranhos
• Isolamento perante a sociedade (bem como a família, amigos,..)
• Raiva e Agressividade
• Indiferença pelas opiniões dos outros
• Tendência para discutir
• Forte Convicção de superioridade em relação aos demais

Tratamento psicofarmacológico:


Sem medicação e acompanhamento psicoterapêutico, a maior parte dos esquizofrênicos paranóides tornam-se incapazes de ‘’operar’’ no mundo real. Sem medicação e orientação de um profissional, estes poderão desenvolver severas alucinações e desilusões, podendo, facilmente, tornarem se perigosas, tanto para eles mesmos como para as pessoas que o rodeiam.


Sem comentários:

Enviar um comentário