terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença do cérebro que atinge uma em cada 100 pessoas, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade., independentemente da sua raça e cultura, constituindo um tremendo custo para a sociedade.

Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão a ler e controlar os seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema. Pessoas com esquizofrenia podem falar coisas que não fazem sentido, ficarem sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até falarem o que realmente estão pensando. Uma vez que muitas pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua família pode ser significativa.



Os sintomas da esquizofrenia encaixam se em três categorias gerais:

• Sintomas positivos: são pensamentos e percepções diferentes como alucinações, delírios e desordens no pensamento e movimento.
• Sintomas negativos: representam a perda ou diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida quotidiana.
• Sintomas cognitivos: são problemas com atenção, certos tipos de memória e funções de execução que permite nos planejar e organizar

Causas:


Teoria genética:


A teoria genética admite que vários genes podem estar envolvidos, contribuindo juntamente com os factores ambientais, para o surgir a doença. Sabe-se também, que a probabilidade de um indivíduo vir a sofrer de esquizofrenia aumenta se houver um caso desta doença na família. Contudo, mesmo na ausência no histórico familiar, a doença ainda pode ocorrer. Sabe-se ainda que cerca de 81% dos doentes com esquizofrenia não têm qualquer familiar em primeiro grau atingido pela doença e cerca de 91% não têm nenhum familiar afectado.

Teoria neuro-biológica



As teorias neuro-biológicas defendem que a esquizofrenia é essencialmente causada por alterações bioquímicas e estruturais do cérebro.



Apesar de existirem muitas hipóteses e Teorias para a explicação da origem da esquizofrenia, nenhuma delas individualmente consegue dar uma resposta satisfatória às muitas dúvidas que existem em torno das causas da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário